icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
July 27, 2021

Transporte de medicamentos: legislação e boas práticas

transporte-de-medicamentos

Transporte de medicamentos: conheça a legislação e boas práticas do setor

A indústria farmacêutica deve seguir uma série de protocolos para garantir a eficácia e segurança dos seus produtos. Esses cuidados não se limitam a produção e armazenagem apenas, eles também se estendem ao transporte de medicamentos, uma competência logística repleta de desafios.

Eles se encontram principalmente no alto nível de especialização, adequação e especificidade das exigências legais. Garantir o condicionamento ideal para medicamentos durante todas as fases do transporte significa lidar com regras extremamente sensíveis.

E não é para menos, medicamentos em geral, bem como outros itens importantes para a área da saúde, demandam um controle especial para assegurar a ação esperada e promover a qualidade de vida das pessoas que os utilizam.

Veja ao longo do texto como transportar medicamentos de forma segura e adequada, seguindo a legislação e o que é conhecido como as boas práticas de armazenagem, manuseio e transporte de artigos farmacêuticos. Boa leitura!

Legislação sobre transporte de medicamentos

Começaremos a abordar o tema a partir da legislação vigente. De fato, é papel da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, elaborar e fazer cumprir os dispositivos legais sobre o transporte de medicamentos.

Nesse contexto, podemos destacar a Portaria 1.052/98, que fala sobre a Autorização de Funcionamento exigida para a atividade de transporte de remédios e a Autorização Especial para o transporte de substâncias controladas, como é o caso de remédios de tarja preta, por exemplo.

Além da portaria citada, temos também a Resolução n°329/99, que é um documento onde se dispõe o Roteiro de Inspeção para Transportadoras de Medicamentos, Drogas e Insumos Farmacêuticos. 

Nele estão previstos os procedimentos de avaliação e inspeção das práticas e recursos empregados na modalidade de transporte em questão.

Por fim, o Conselho Federal de Farmácia também participa da regulamentação no transporte de medicamentos. Como veremos adiante, a participação de profissionais farmacêuticos é obrigatória e o conselho da categoria discorre como ele deve ser implementado.

Todos esses dispositivos legais servem para que os remédios e demais insumos farmacêuticos sejam bem-aproveitados e consumidos de forma segura pelos pacientes em tratamentos médicos e atendimento hospitalar de qualquer natureza.

Assim como ocorre no transporte de vacinas, seu objetivo é manter as condições ideais e as propriedades farmacêuticas dos produtos, seguindo as práticas de higiene, acomodação e condicionamento.

Principais desafios do transporte de medicamentos

Qualquer tipo de carga, quando transportada de maneira inadequada pode acabar inutilizada ou resultar em riscos para aqueles que a utilizam em definitivo. Isso não se reserva a cargas perigosas, sendo também uma ameaça constante aos medicamentos.

Mesmo com as normas e os esforços empregados no ramo, a fiscalização sofre para acompanhar as incongruências no transporte de remédios. 

Dessa forma, quem deseja aumentar as suas chances de sucesso, deve priorizar a auto-inspeção e o controle interno de qualidade, agindo como uma espécie de gestão de Compliance, onde buscamos conhecer a legislação e garantir a conformidade da empresa junto a ela.

Outro ponto que pode dificultar a realização de um transporte de medicamentos de maneira correta é a participação de profissionais farmacêuticos. 

Entre as boas práticas citadas a seguir, veremos o papel de destaque que os especialistas do ramo têm na criação dos manuais de operação dentro das empresas que atuam na logística de medicamentos. 

7 boas práticas no transporte de medicamentos

Chamamos de boas práticas de transporte o conjunto de atividades e cuidados já consolidados junto ao setor farmacêutico para distribuição dos seus produtos. A maior parte dessas recomendações está ligada às regras da ANVISA e do Conselho Federal de Farmácia. 

No entanto, elas não se limitam à legislação, indicando recursos adicionais que podem ser adotados para elevar o controle e a segurança no transporte de cargas de medicamentos. 

Para esclarecer as principais dúvidas do assunto, selecionamos 7 boas práticas essenciais para essa atividade logística:

Farmacêutico responsável integrado à equipe

Uma atividade muito importante mas que é desconhecida do público em geral é a do farmacêutico integrado a empresas de transporte de medicamentos. 

Por conta da sua especialização, ele será responsável por formular o manual de procedimentos internos, promover a capacitação da equipe, garantir o cumprimento da legislação e gerenciar o monitoramento das boas práticas dentro da transportadora.

Além disso, é sua competência buscar a documentação necessária para poder exercer a atividade de transportadora de medicamentos.

Capacitação e auto-inspeção

Entre as tarefas atribuídas ao profissional de Farmácia para o transporte de medicamentos está a capacitação dos demais colaboradores envolvidos nessa atividade quanto a maneira correta de realizar os seus procedimentos operacionais padronizados.

Dessa forma, ele deve desenvolver a qualificação interna e garantir o cumprimento integral dos manuais de manuseio para armazenagem, carregamento, transporte e descarregamento.

Documentação

O farmacêutico responsável irá se juntar ao consultor técnico e legal da gestão logística para adquirir toda a documentação exigida para atuar de maneira formal e adequada no setor.

Entre os documentos essenciais, podemos citar:

  • Certificado de Regularidade Técnica no Conselho Regional de Farmácia;
  • Autorização de Funcionamento de Empresa, aprovada pela ANVISA;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Autorização de Funcionamento Municipal;
  • Autorização Especial para Medicamentos Controlados, cedida pela ANVISA.

Controle de temperatura e umidade

As condições de armazenamento e transporte de medicamentos não podem expor a carga ao sol, temperaturas acima de 25°C e umidade excessiva. Isso fica ainda mais essencial no caso de componentes termossensíveis, como é o caso das vacinas.

Nesse cenário, a utilização de câmaras frias e caminhões frigoríficos pode ser necessária. A principal preocupação deve ser garantir a manutenção das propriedades químicas dos produtos transportados.

Gestão de estoque

A armazenagem pré-transporte é de grande importância nessa empreitada. Até a expedição da ordem de transporte, é muito importante que a gestão de estoque promova as condições adequadas de acomodação, além de controlar o acesso aos medicamentos.

Em geral, essa medida é importante para evitar falhas graves como furto de medicamentos controlados, danos à embalagens e outras ameaças similares.

Gestão logística

Depois é hora de iniciar a logística do transporte de medicamentos. As rotas precisam ser planejadas com máximo cuidado para evitar tentativas de roubo de carga, acidentes e ameaças à integridade das substâncias transportadas.

Por exemplo, estradas muito irregulares podem provocar choques à carga e provocar alterações indesejadas.

Rastreamento de cargas

Por fim, é altamente recomendado investir no rastreamento de cargas quanto a empresa é especializada no transporte de medicamentos. Como a carga é valiosa, controlada e muito visada, medidas adicionais de prevenção e garantia da segurança são essenciais.

Assim, encerramos as boas práticas do transporte de medicamentos. Como podemos ver, as empresas que atuam no ramo precisam fazer o dever de casa e cumprir uma série de requisitos para obter o retorno do investimento ao fim da operação.

Invista na proteção de veículos valiosos!

Os veículos utilizados no transporte de medicamentos apresentam um alto valor agregado e, assim como a carga, são muito visados por criminosos. Evite que seus caminhões mais valiosos se tornem alvos com o Tracker LBS Max!

Investir nesse serviço possibilita acompanhar deslocamento do veículo, posição no mapa, controle logístico e a combinação de diferentes tecnologias para assegurar o rastreamento eficiente e a proteção dos seus caminhões.

Venha encontrar a Solução Tracker ideal para você!




Categoria: