Cargas perigosas: entenda as regras e cuidados para transporte

Cargas perigosas: entenda as regras e cuidados para transporte
Já falamos anteriormente sobre os diferentes tipos de cargas transportadas em rodovias, assim como o transporte de máquinas pesadas. Continuando essa série, chegou a hora de abordar o transporte de cargas perigosas.
Em geral, a movimentação de produtos dessa natureza, capazes de oferecer risco às pessoas, à estrada e ao meio ambiente, requer treinamentos específicos e atenção a uma série de particularidades, visando garantir a segurança das pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a carga, até mesmo em caso de acidentes.
Este é um assunto sério e que exige muito cuidado, ainda assim, vale a pena conhecer mais sobre o transporte de cargas perigosas, uma vez que o setor carece de empresas e frotas especializadas, configurando uma ótima possibilidade de retorno sobre investimento, apesar do risco.
Veja a seguir a definição de cargas perigosas, como elas são classificadas, o que é o treinamento MOPP e qual a documentação exigida nessa modalidade. Por fim, vamos ressaltar importantes medidas de segurança que envolvem a movimentação de cargas perigosas.
O que são cargas perigosas?
De modo geral, cargas perigosas são aquelas que demandam cuidados excepcionais para garantir a segurança no transporte, sendo capazes de provocar danos diversos ao meio ambiente, estradas, ao motorista responsável pelo transporte e até mesmo outros que estejam trafegando nas suas imediações.
Em acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o transporte de cargas perigosas precisa atender as definições de rotulagem, sinalização, marcação, tipo de veículo utilizado, documentação e muitas outras exigências.
Também vale a pena destacar que a movimentação de produtos perigosos exige um planejamento de rotas direcionado, assim como demanda maior inteligência logística e apresenta uma necessidade elevada de monitoramento e rastreamento em tempo real ao trafegar nas estradas.
Entre os exemplos de cargas perigosas, podemos citar explosivos, líquidos inflamáveis, produtos químicos e muitos outros. Vejamos a seguir um pouco mais sobre as diferentes classes de cargas perigosas:
Classes de cargas perigosas
As categorias ou classes de cargas perigosas servem para identificar corretamente o tipo de produto transportado e quais os cuidados necessários para manter a manipulação segura do item, mesmo em situações de alto risco, como acidentes, incêndios, entre outros.
De acordo com classificação da Organização Marítima Internacional, as 9 classes de cargas perigosas são as seguintes:
- Classe 1 - Explosivos;
- Classe 2 - Gases inflamáveis, não-inflamáveis e/ou tóxicos;
- Classe 3 - Líquidos inflamáveis;
- Classe 4 - Sólidos inflamáveis;
- Classe 5 - Oxidantes;
- Classe 6 - Substâncias tóxicas e/ou infectantes;
- Classe 7 - Materiais radioativos;
- Classe 8 - Materiais corrosivos;
- Classe 9 - Substâncias perigosas diversas.
Cada classe possui uma simbologia específica, nesse caso, o caminhão utilizado no transporte de cargas perigosas deve estar devidamente identificado e etiquetado de acordo com o material da carga. Podemos observar essa simbologia e rotulação na vídeo aula abaixo:
O que é MOPP?
Para realizar o transporte de cargas perigosas, é necessário obter uma certificação específica, conhecida como MOPP, sigla para Movimentação Operacional de Produtos Perigosos.
Administrada pelo CONTRAN, essa certificação busca garantir a capacitação do condutor para manter a segurança dele, da carga e dos outros motoristas, além de garantir o conhecimento teórico e prático a respeito do que deve ser feito em caso de acidentes ou problemas com cargas perigosas.
Treinamento MOPP para motorista de caminhão
O curso de MOPP para capacitação de caminhoneiros no transporte de cargas perigosas foi estabelecido pelo decreto 96.044/88 do Conselho Nacional de Trânsito, definindo a carga horária de até 60 horas para o treinamento completo.
Essencial para otimizar a direção defensiva, proteger a carga em situações adversas e capacitar o motorista para agir adequadamente em caso de acidentes, podemos entender que o objetivo do curso MOPP é mostrar o que deve ser feito em um eventual vazamento de produtos tóxicos ou incêndio com risco de explosão.
Resumidamente, os temas abordados são:
- Meio ambiente;
- Cidadania;
- Direção defensiva;
- Leis de trânsito;
- Normas de segurança;
- Primeiros socorros;
- Prevenção de acidentes;
- Movimentação de produtos perigosos.
O treinamento, assim como sua eventual renovação, é obrigatório para quem deseja realizar o transporte de cargas perigosas.
O motorista interessado precisa ter mais de 21 anos, CNH de categoria B, C , D ou E, não pode estar com a habilitação cassada e nem ter cometido infrações de natureza grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.
A validade do certificado é de 5 anos.
Documentos necessários para transporte de cargas perigosas
Durante o transporte de cargas perigosas, o motorista também precisa ter em mãos os documentos que atestam sua liberação para circular com determinada carga.
Nesse contexto, o motorista deve estar portanto os seguintes documentos:
- CNH ou RG;
- Certificado do curso de transporte de produtos perigosos;
- Certificado de registro e licenciamento do veículo;
- Certificado de inspeção para transporte de produtos perigosos a granel;
- Documentação do caminhão, incluindo Renavam e IPVA;
- Seguro obrigatório.
Já em relação a carga, ele precisa dispor dos seguintes documentos:
- Certificado de registro na Polícia Federal ou licença de funcionamento;
- Declaração do órgão expedidor (para materiais radioativos);
- Documentação fiscal;
- Ficha de monitoramento de carga e veículo;
- Ficha de emergências;
- Guia de tráfego;
- Requisição de transporte.
Vale destacar ainda que apesar da burocracia, o setor de cargas perigosas possui uma valorização salarial que compensa o investimento, além de contar com baixo índice de acidentes e multas em virtude da promoção de uma direção mais defensiva.
Para interessados no MOPP, o curso é oferecido pelo SEST/SENAT, gratuitamente* e na modalidade de Ensino à Distância: https://ead.sestsenat.org.br/cursos/movimentacao-de-cargas-perigosas/
*Gratuidade válida no momento da redação desse artigo, em 17/05/2021.
Segurança no transporte de cargas perigosas
O transporte de cargas pesadas, perigosas ou de alto valor requer mais segurança, por isso, a gestão logística para essas modalidades têm acesso ao Tracker LBS Carga, um sistema de rastreador por radiofrequência / LBS totalmente autônomo, proporcionando proteção e eficiência na recuperação de cargas roubadas.
Repleto de funcionalidades feitas sob medida para transportes de carga, com o Tracker LBS Carga você tem controle logístico facilitado, acompanhamento da localização no mapa, sistema anti jammer e muito mais.