icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
February 21, 2022

Controle de manutenção de frota: aprenda a aplicá-lo

controle-de-manutencao-de-frota

Aprenda a fazer o controle de manutenção de frota da sua empresa


O controle de manutenção de frota traz diversos benefícios para uma empresa. Ele permite descobrir quais são os veículos que estão com a manutenção atrasada; reduz a ociosidade; traz mais segurança para a frota e potencializa a vida útil e a performance dos veículos. 

E os números mostram o quanto é importante o controle de manutenção. Para se ter uma ideia, segundo relatórios da Polícia Rodoviária Federal, entre 2017 a 2019, mais de 12 mil acidentes de trânsito ocorreram em virtude de falhas mecânicas. 

Quando a empresa faz o controle corretamente, ela evita acidentes e outros tipos de problema que atrapalham a produtividade. 

Quer entender melhor os impactos que o controle pode trazer para a sua organização? 

Neste artigo, explicaremos o que é controle de manutenção de frota, quais são os tipos de manutenção mais comuns, como fazer esse processo corretamente, entre outras questões. Acompanhe! 


O que é controle de manutenção de frota? 

Trata-se de ações que podem ser aplicadas com o objetivo de conservar e aumentar a vida útil de automóveis. 

O controle contém procedimentos, métodos e ferramentas que são utilizados para que o processo seja executado com agilidade e eficiência. 

Quais são os tipos de manutenção de frota? 

Existem vários tipos de manutenção de frota que podem ser aplicados em uma empresa. Conheça abaixo cada uma! 


  • Programada: cronograma de rotinas definido de forma antecipada, com o objetivo de evitar problemas. Exemplo: manutenções em sistemas, como os de suspensão, frenagem, amortecimento, rastreadores, além de rodízio de pneus. Aqui, a empresa não espera que o gargalo ocorra para solucioná-lo; 
  • Preventiva: forma de impedir que um veículo sofra um problema mecânico. O controle de manutenção veicular nesse caso pode ser feito com o auxílio de uma planilha;
  • Inesperada: manutenção inesperada pode ocorrer por vários fatores externos, internos ou pela união dos dois. Exemplo: pneu furado ou quase careca. Como ele ocorre de surpresa, pode gerar um custo alto, especialmente porque o veículo não estará trafegando. 


Leia mais em: como funciona o rastreamento de cargas: guia completo

Como fazer o controle de manutenção de frota? 

A partir de agora, mostraremos diversas dicas para que você aprenda como fazer o controle de manutenção de frota com praticidade e eficiência. Acompanhe! 

Identifique os veículos da frota 

O primeiro passo é identificar todos os veículos que fazem parte da sua frota. Nessa etapa, é importante adicionar informações, como: modelo, ano de fabricação, quilometragem, dados sobre a revisão de veículos mais recentes, condutores frequentes e histórico de avarias. 

Adicione os custos fixos e variáveis 

Você também deve medir o gasto que cada veículo traz para a companhia. Para fazer esse controle com eficiência, distribua as informações de acordo com custos fixos e variáveis. 

Nos custos fixos, você pode adicionar o seguro auto. Ele é fundamental para veículo de frotas e o valor, em grande parte dos casos, está na casa de 5% por veículo. 

O licenciamento anual é obrigatório para todo veículo, principalmente os de carga. É fundamental deixar claro que o valor pode mudar de estado para estado. 

Os impostos também não podem ser ignorados. Geralmente, ele é encontrado a quase 4% do valor venal de cada veículo. 

Além disso, o IPVA deve ser quitado todos os anos com o seguro obrigatório DPVAT. 

Vale destacar ainda a infraestrutura. É fundamental cuidar da manutenção, como: materiais de escritórios, móveis e a mensalidade do software de controle de frota. 

Por fim, e não menos importante, todo veículo sofre desvalorização de mercado. Por isso, é essencial fazer o registro para que o controle seja feito com eficiência. 

Já na lista de gastos variáveis, é possível adicionar pedágios, rotinas de manutenção, combustíveis e lubrificantes, pneus, multas, estacionamento, seguro de carga e limpeza. 

Agende as revisões 

Outra dica interessante é agendar as revisões. Elas são essenciais para impedir gastos inesperados, além de potencializar a performance. 

A programação pode ser feita por meio de sistema, veículo e viagem. A primeira se refere aos sistemas, como elétrico, de frenagem e suspensão. 

Cada veículo da companhia pode passar por um check-up completo e ser modificado de acordo com as necessidades ou conforme o cronograma da empresa. 

A manutenção também pode ser feita após um veículo voltar de uma viagem. Nesse processo, é recomendado cuidar de diversos itens. Dentre os mais comuns, encontram-se: inspeção do óleo e do consumo de combustível.

Faça monitoramento constante 

O monitoramento é uma das etapas mais importantes do controle de manutenção de frota. Ele ajuda a descobrir a localização dos condutores e como eles estão dirigindo. 

Esse processo também informa em tempo real sobre quais veículos estão em operação e outros dados essenciais para uma gestão de frotas.

O Grupo Tracker, por exemplo, referência no mercado de rastreamento e monitoramento do país, oferece soluções com diversos tipos de relatórios personalizados, como: KM, posições, última posição e regras violadas. Assim, você tem acesso a dados mais assertivos e completos. 

Eduque os seus colaboradores 

O conhecimento sobre educação no trânsito é muito importante não só para o motorista comum, mas também para os condutores da sua empresa. A forma como os colaboradores dirigem pode impactar no aumento da produtividade e até na redução de custos. 

Quando a empresa se preocupa em desenvolver treinamentos eficientes para os colaboradores, eles conseguem diminuir o número de multas, acidentes e sinistros, gasto de combustível, desgaste de peças e componentes. 

Outro ponto positivo é que bons condutores melhoram a reputação da sua empresa com o mercado, enquanto os motoristas que não respeitam as regras de trânsito, podem prejudicar a credibilidade da sua marca.

Use a tecnologia ao seu favor

O uso de sistemas de controle de frota pode trazer diversos benefícios para o controle de manutenção de frota, como: menos custos na manutenção, mais disponibilidade de frota, aumento dos níveis de serviço da oficina de manutenção, etapas padronizadas e otimizadas e mais eficiência na tomada de decisão.

O Tracker Log Max, solução composta por dois rastreadores via radiofrequência (um alimentado e outro autônomo) mais um dispositivo via GPS, por exemplo, pode ajudar a sua empresa de várias formas, oferecendo um serviço de monitoramento com a máxima proteção em suas operações:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Posicionamento no mapa;
  • Radiofrequência (RF) com sistema antijammer;
  • Relatórios personalizados;
  • Configuração de alertas;
  • Acompanhamento via smartphone;
  • Sensores e alertas em caso de manuseio dos dispositivos;
  • Rastreador GPS com conectividade total ao rastreador RF alimentado, capaz de ativar e escutar o RF autônomo


É uma das melhores e mais completas soluções contra roubo e furto com controle logístico.

Outro ponto positivo é que a Tracker disponibiliza soluções que permitem construir um controle de KM de veículos. Nele, você pode adicionar informações sobre o veículo para futuras consultas e controle. 

  • Veículo;
  • Data de abastecimento;
  • Quantos litros foram abastecidos;
  • Valor; 
  • Se deseja informar manualmente a distância percorrida com o último abastecimento;
  • Condutor que utilizou o veículo. 

Um dos principais benefícios da ferramenta é que ela sinaliza em vermelho quando há algum contraste nos dados. 

A tecnologia é descomplicada, inclusive, para aqueles profissionais que não têm muita experiência com as ferramentas. 

Não basta apenas cuidar do controle de manutenção de frota. Se você trabalha com veículos pesados, conheça quais são as principais tecnologias para fazer monitoramento de cargas de forma prática e eficiente. 






Categoria: