icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
June 15, 2021

Agenciamento de cargas: o que é e quando é indicado seu uso

agenciamento de cargas

Agenciamento de cargas: o que é, como funciona e quais suas vantagens? Descubra!

O transporte de cargas necessita de uma boa dose de experiência, planejamento e inteligência dedicada ao setor. No entanto, com o aumento da demanda por entregas de mercadorias, o agenciamento de cargas é um serviço capaz de suprir essa necessidade sem prejudicar os ganhos.

De modo geral, o serviço de agenciamento de cargas faz a ponte entre a empresa que fornece o produto e a prestadora de serviços que fará a entrega, auxiliando na decisão dos parâmetros e no planejamento logístico essencial para realizar essas entregas.

Parte de novas soluções para promover uma melhor inteligência logística, o agenciamento de cargas é um atalho interessante para quem precisa levar o seu produto até o consumidor, mas desconhece os desafios que essa tarefa oferece.

Neste artigo, iremos esclarecer o que é o agenciamento de cargas, como ele funciona, quando é indicado sua contratação e quais as vantagens do serviço. Quer ficar por dentro do assunto? Então aproveite a leitura!

O que é agenciamento de cargas?

Podemos entender o serviço de agenciamento de cargas como uma consultoria e gestão terceirizada de processos logísticos

De modo geral, o agenciador de cargas fica responsável por levantar dados e analisar a demanda da empresa embarcadora, que necessita entregar suas mercadorias, identificando suas principais necessidades e condições ideais de transporte, entre outros fatores.

Com essas informações, ele irá encontrar a melhor maneira de atender essa demanda, identificando um prestador de serviço capacitado para tal, seja ele um caminhoneiro autônomo, uma cooperativa ou empresa transportadora especializada.

Além de fazer a ponte entre a produção e o transporte de cargas, o agenciamento deve priorizar uma logística inteligente, organizada e eficiente.

Isso significa que é preciso fazer mais que estruturar o planejamento das etapas do processo, deve-se realizar o acompanhamento de performance e promover melhorias para atingir melhor eficiência e/ou reduzir custos.

Mais a frente, veremos um pouco mais sobre quando o serviço de agenciamento de cargas é mais indicado para garantir máxima eficiência. Continue lendo!

Como funciona o agenciamento de cargas

Sabendo que o papel do agenciador consiste em intermediar a contratação do responsável pelo frete para a empresa embarcadora, veremos a seguir em como funciona essa prática.

De maneira geral, podemos definir 3 etapas principais para o agenciamento de cargas, sendo elas:

1. Avaliação de demanda

Em primeiro lugar, o agenciador de cargas normalmente irá se informar a respeito das necessidades e demandas logísticas da contratante. Nesse ponto, busca saber os tipos de cargas, destinos frequentes, condições ideais, entre outros.

Todos esses dados servem para formar os parâmetros que devem ser atendidos pelo profissional ou empresa terceirizada no transporte das mercadorias, ou seja, fornecem a base para o planejamento da inteligência logística.

2. Planejamento 

Falando em planejamento, ele é o foco para a segunda etapa do agenciamento de cargas. Conhecendo as necessidades e condições da empresa quanto à logística, o planejamento define as rotas ideais, organiza as diferentes cargas para cada frete e estabelece o orçamento da ação.

Dessa forma, entendemos que o agenciador de frete irá consolidar os dados, organizar as demandas e encontrar o custo necessário para atendê-las.

3. Seleção do transportador

O último passo é a escolha de quem executa o transporte, tendo como base a oferta de trabalho e quem se propõe a fazê-lo. As opções variam entre um motorista autônomo, cooperativa de caminhoneiros ou transportadora especializada.

De qualquer forma, é recomendado tomar alguns cuidados nessa etapa. Para evitar dores de cabeça, solicitar informações sobre o transportador junto do agenciador de cargas é essencial, assim como utilizar serviços preventivos como o rastreamento de cargas, como meios de certificar que a carga chegará ao destino.

Principais aplicações do agenciamento de cargas

O principal uso do serviço de agenciamento de cargas ocorre quando há demanda logística mas não há tempo hábil ou experiência para conduzir adequadamente a sua gestão. 

Basicamente, a aplicação do agenciamento de cargas se dá quando a empresa precisa levar seus produtos para o consumidor, mas não possui capacidade de investimento ou inteligência logística suficiente para executar a atividade pelos meios comuns.

É muito comum que empresas de pequeno porte, revendedores e e-commerces menores sigam essa alternativa, já que o agenciamento de cargas permite obter um custo controlado, boa eficiência e atender a demanda dentro do prazo.

Outra aplicação do agenciamento de cargas ocorre quando há uma demanda específica, emergencial, excedente ou que não constava no planejamento e na contratação da transportadora principal.

Assim, é necessário atender uma demanda surpresa no menor tempo possível, o que pode ser feito através do agenciamento de cargas.

Vantagens do agenciamento de cargas

De modo geral, o agenciamento de cargas fornece um sistema eficiente e de custo controlado para execução otimizada de um serviço específico, que muitas vezes foge da área de conhecimento da empresa que opta por ele.

Dessa forma, é possível obter as seguintes vantagens através da contratação de um agenciador de cargas:

Serviço de consultoria e intermediação

Começamos a lista de benefícios com o acesso a um serviço de consultoria e intermediação simplificado e eficiente, que idealmente dispõe de amplo conhecimento no ramo e pode aplicar essa experiência na resolução dos problemas da contratante.

Não só o agenciador poderá propor melhorias e soluções, como também pode desenvolver a área de logística internamente. Também destaca-se o papel de intermediador, onde a empresa não precisa se preocupar diretamente com documentos, prazos, contratações e armazenagem.

Custos reduzidos

Quando o agenciamento de cargas é conduzido corretamente, ele atende as necessidades logísticas de uma empresa com máxima eficiência e, consequentemente, menor custo total para o processo.

É possível identificar os melhores transportadores por região do país, com liberdade e autonomia para selecionar o que oferece o melhor custo-benefício em cada situação.

Planejamento otimizado

Planejamento de logística é essencial para levar o produto do ponto A ao ponto B nas melhores condições de conservação, prazo e custo. Encontrar esses parâmetros é uma tarefa difícil para quem não possui conhecimento no assunto.

Nesse caso, o agenciamento de cargas supre também a necessidade de conhecimento sobre transporte de cargas e gestão logística, otimizando a etapa de planejamento.

Conclusão

A gestão logística é uma necessidade que precisa inevitavelmente ser atendida para garantir a saúde de um empreendimento. Dessa forma, o agenciamento de cargas é um atalho e uma alternativa para atingir esse ideal.

Mesmo que não seja a melhor alternativa em qualquer situação, ele torna a qualidade logística em um objetivo palpável para empresas que não dispõem dos recursos necessários de imediato para chegar a um padrão respeitável e lucrativo ao mesmo tempo.

Além disso, é importante tomar medidas preventivas, como o uso de tecnologias de rastreamento e manutenção de um banco de dados sobre prestadores de serviço, mantendo um nível mínimo de controle.

Conheça o Tracker LOG!

Rastreamento de cargas e veículos é a solução ideal para atuar no setor de transporte e logística com máxima qualidade e segurança.

Quer investir no ramo com tranquilidade e proteção? Conheça o Tracker LOG, pacote de serviços e tecnologias completo para monitorar entregas e recuperar veículos roubados ou furtados. Confira os diferenciais do serviço:

  • Acompanhamento em tempo real;
  • Alertas anti jammers;
  • Configuração de alertas adicionais;
  • Relatórios personalizados;
  • Monitoramento via smartphone;
  • Serviço para automóveis, pick-ups, motos, caminhões e outros.

Conheça a Solução Tracker ideal para você!


Categoria: