icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
August 6, 2021

O que é transporte vertical? Como funciona? [Guia prático]

transporte-vertical

O que é Transporte vertical? Qual veículo e equipamento utilizar?

Quando tratamos sobre o transporte terrestre de cargas, é comum se concentrar nos desafios que ocorrem durante o trajeto. Riscos de acidentes, roubos e furtos, o custo do diesel, manutenção do caminhão, entre outros fatores.

Porém, além de levar um produto da origem até o seu destino, o frete também envolve as operações de carregamento e descarregamento. Uma atividade que varia muito entre diferentes tipos de cargas. É aqui que entra o transporte vertical, essencial para máquinas pesadas, peças delicadas e indivisíveis.

De modo geral, é necessário planejar com cuidado e contar com os equipamentos certos para poder içar os objetos com segurança e eficiência. A operação precisa ser rápida para maximizar os lucros, ao mesmo tempo que preserva as condições da carga e previne riscos às pessoas envolvidas.

Neste artigo iremos explicar com maior amplitude o que é o transporte vertical, como funciona esse tipo de operação, qual o maquinário ideal e quais as normas de segurança que devem ser seguidas para sua execução. Continue lendo!

O que é transporte vertical? 

Em uma definição básica, caracteriza-se como transporte vertical toda operação onde é necessário içar um objeto com o apoio de maquinário específico.

Ele pode ocorrer quando o carregamento ou descarregamento não puder ser feito pela traseira do caminhão, utilizando apenas mão de obra humana. Isso normalmente está associado a peças maiores e mais pesadas, como postes, silos e caldeiras.

Também é aplicável para mudanças e entregas de produtos delicados, como telões, piscinas e painéis de vidro. A atividade também é chamada de movimentação vertical de cargas e pode participar de operações recorrentes, como carregamento e transporte de sacos de grãos em esteiras, por exemplo.

Equipamentos 

Muitos equipamentos podem ser utilizados para içar as cargas no transporte vertical. Entre eles, vamos destacar as esteiras, guindastes e o caminhão munck. Entenda a diferença e aplicação de cada um deles a seguir.

Esteiras

As esteiras transportadoras são utilizadas principalmente na movimentação de sacas de grãos e outros produtos agrícolas

Basicamente, elas visam agilizar a etapa de descarga, já que basta colocar um item na esteira e ele pode atingir uma posição elevada para armazenamento com rapidez e demandando menor esforço.

Guindastes

Também chamados de gruas, os guindastes são máquinas específicas para içar objetos pesados, muito utilizados em portos e áreas de construção, onde ele ficará estacionado e em atividade por longos períodos de tempo.

Guindauto ou Munck

Por fim, temos o transporte vertical com caminhão munck, também chamado de guindauto. De maneira simplificada, trata-se de um guindaste instalado sobre o chassi do caminhão. 

Ele pode transitar por uma variedade maior de vias que o guindaste comum e é uma solução prática para operações que não se estendem por longos períodos. Por exemplo, o Munck é muito útil para instalação de postes e caixas d’água.

Veja um pouco mais sobre a história do guindauto no vídeo a seguir:

Vantagens e desafios do transporte vertical

A utilização do transporte vertical é uma solução inteligente para diminuir riscos aos carregadores e aos produtos transportados, uma vez que a atividade é realizada de maneira que se garanta a integridade do item a partir do momento em que ele é colocado na carroceria do caminhão até sua instalação no local de destino.

Vamos tomar como exemplo o transporte e instalação de placas de vidro de dimensões maiores. Por conta da delicadeza do material, é essencial distribuir a força aplicada nos pontos de apoio. O mesmo vale para diminuir a quantidade de etapas no processo, reduzindo as chances de acidentes.

Por isso, o transporte vertical é colocado em prática. Com fitas de apoio e o içamento da peça de vidro do caminhão direto para o local de aplicação, é possível evitar a quebra da peça, diminuir o risco de acidentes com os trabalhadores envolvidos e finalizar a operação com total segurança, no menor tempo possível.

O mesmo pode ser dito para o transporte de máquinas pesadas e equipamentos de dimensões excepcionais. Onde todas as etapas de carga, descarga e instalação já estão previstas e planejadas logo de início.

Também vale citar a rapidez que o serviço traz para essas situações. Se fossem executados por mão de obra bruta, seriam mais arriscadas, custosas e, principalmente, lentas.

Junto dessas vantagens, é importante ficar atento aos desafios do serviço. A equipe envolvida precisa passar por treinamento e capacitação sobre transporte vertical, operação de guindastes e protocolos de segurança.

Por exemplo, a NR11 é a norma regulamentadora que aborda especificamente a segurança na movimentação de cargas e discorre sobre o uso de elevadores, guindastes,esteiras e outros equipamentos importantes para a atividade.

Aproximadamente 22% dos acidentes envolvendo trabalhadores na indústria acontecem em atividades adjacentes ao transporte vertical. Além disso, por ser associado a peças ou máquinas pesadas, a gravidade das lesões ainda pode ser elevada.

Para evitar isso, é essencial respeitar as regras de utilização segura dos equipamentos, seguir o protocolo adequado durante a movimentação da carga e realizar periodicamente a inspeção e manutenção dos cabos, roldanas e peças mecânicas dos guindastes e outros maquinários.

Por outro lado, também é relevante tomar precauções para danos à carga. Durante o frete, o uso de rastreadores pode prevenir roubos e furtos, especialmente em caso de produtos valiosos ou muito visados.

Da mesma forma, o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) é obrigatório para esse tipo de atividade no Brasil, fiscalizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Mais soluções para o transporte de cargas

Se o assunto fala sobre soluções inteligentes para transportar produtos com segurança e eficiência, tenha certeza que a Tracker tem uma alternativa interessante para você.

Conheça o Tracker LOG, serviço de rastreamento que combina dois rastreadores, um via Radiofrequência e outro via GPS, com aplicação para veículos de pequeno porte, máquinas pesadas, caminhões e guindauto. Com ele você tem à disposição:

  • acompanhamento em tempo real;
  • alerta antijammer da radiofrequência;
  • acompanhamento via web;
  • relatórios de serviço e mais.

Versátil e prático, apresenta um ótimo índice de recuperação e faz toda diferença na prevenção a roubos e furtos de veículos.

Fique por dentro e conheça as Soluções Tracker para rastrear e proteger seus carregamentos e veículos.

Categoria: