icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
June 1, 2022

Caminhão elétrico: preço + TODOS os segredos revelados

caminhao-eletrico

Caminhão elétrico chega ao Brasil e a performance impressiona. Entenda! 

De acordo com um levantamento feito pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram comercializados 2.860 veículos elétricos em 2021, um número três vezes maior que as 801 unidades vendidas em 2020. Já a venda de caminhão elétrico deve explodir até 2025, de acordo com a Consultoria Wood Mackenzie, dos Estados Unidos. 

McCoy, Wood Mackenzie Analista de Pesquisa e autor de relatórios destaca os benefícios desse tipo de veículo. 

“A eletrificação da frota oferece aos operadores muitos benefícios financeiros e ambientais por conta própria, devido aos menores custos de combustível e manutenção e zero emissões de escapamentos. O apoio de formuladores de políticas e serviços públicos está apenas começando, e os operadores de frota dispostos a testar essa nova tecnologia podem aproveitar os programas de incentivo e piloto para avançar em suas próprias metas de eletrificação.”, explica. 

O caminhão elétrico no Brasil também está ganhando força. A Volkswagen lançou, em 2021, o e-Delivery, primeiro veículo desse modelo que foi desenvolvido e fabricado em nosso país. 

Mas, como funciona um caminhão elétrico na prática? 

Quais são os modelos disponíveis? 

É isso que discutiremos neste artigo. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas. 

Leia mais em: logística 4.0: o que é + como funciona + vantagens

Como funciona um caminhão elétrico? 

Ao contrário do que ocorre com os modelos tradicionais, a nova versão do caminhão funciona a base de energia elétrica, que é fornecida por meio das baterias. Elas são produzidas em lítio e têm uma durabilidade de até três horas, que pode variar de acordo com o fabricante.  

Existem alguns tipos de caminhão que recorrem ao atrito dos freios e a diminuição de velocidade como fonte de energia. Assim, é possível garantir uma carga extra para as baterias. 

Um dos principais benefícios do caminhão elétrico é a facilidade em fazer o carregamento. Esse processo pode ser efetuado com energia elétrica, plugando o veículo na tomada em postos de carregamento. Outra forma interessante é por meio de energias elétricas, entre as quais: eólica e a solar. 

O lado negativo é que outros elementos, como o ar-condicionado e os faróis, contêm outro tipo de bateria. Isso é muito ruim porque o responsável pelo veículo pode se esquecer de carregar uma peça que é importante para a estrada, gerando atrasos e problemas com a rota. 

Leia mais em: manifesto de carga: o que é, para que serve, como emitir e mais!

Quanto tempo dura a bateria de um caminhão elétrico? 

A durabilidade depende de cada fabricante. O modelo Volkswagen E-delivery, por exemplo, necessita de um tempo de carga total de quatro horas. Já para a carga diária, são necessárias duas horas, o que equivale à duração de um dia. 

Preço caminhão elétrico: quanto custa?

Os valores variam entre R$ 780 mil, no modelo com três packs de baterias, que oferece 110km de autonomia, e alcançam R$ 980 mil na alternativa com seis packs de baterias, que permite 250 km de autonomia. 

Quais são os modelos disponíveis no mercado?

  • Tesla Semi (Tesla);
  • Urban eTruck (Mercedes Benz);
  • FL Eletric (Volvo);
  • ET-ONE (Thor Trucks);
  • T-POD (Einride);
  • E-Delivery (Volkswagen).

O E-Delivery foi o primeiro modelo desenvolvido no Brasil, pela Volkswagen. Ele está conquistando destaque no mercado por causa do relacionamento com a Ambev, uma das marcas de bebidas mais importantes do país. 

Cada caminhão contém as suas próprias particularidades. Porém, de forma resumida, eles são bastante semelhantes em relação à autonomia. Isto é, para grande parte dos modelos, esse elemento ainda é pouco, o que mais traz lucro faz somente 250 km por carga.

Dessa forma, ao analisar o panorama atual no Brasil, onde os postos de abastecimento para o caminhão elétrico são escassos, é complicado imaginar quando esses veículos terão um domínio maior nas frotas de transporte de cargas.

Leia mais em: 

Qual é o impacto da Ambev em relação aos caminhões elétricos no Brasil? 

É importante ressaltar que essa empresa desenvolveu o seu próprio sistema de transportes. Para reforçar a frota, ela está investindo em caminhões elétricos desde 2018. Em um primeiro momento, a companhia aplica testes com pesados somente em São Paulo. Apesar da limitação, os resultados são satisfatórios. 

Devido ao sucesso do caminhão elétrico, a organização ampliou o investimento nesse tipo de veículo e adquiriu 100 unidades do modelo e-Delivery. A previsão é que, até 2023, a frota alcance 1.600 peças. 

Para colocar o plano em prática, a empresa está desenvolvendo usinas solares em seus centros de distribuição em todo o país. Dessa forma, os caminhões elétricos farão as paradas por dois motivos: pegar as mercadorias e recarregar os veículos. 

O esforço da Ambev impacta diretamente no meio ambiente. Isso porque, para esses 100 novos veículos, a previsão é que ocorra uma redução de 1.540 toneladas de CO2 na atmosfera. Além disso, calcula-se uma economia de 583 mil litros para o diesel. 

Veja no vídeo abaixo todos os detalhes do caminhão elétrico que foi desenvolvido no Brasil. 

Expansão dos caminhões elétricos no Brasil

De acordo com a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), a Coca-Cola e a JBS fecharam acordos para a aquisição do novo modelo e-Delivery, 100% elétrico, feito no Brasil. As companhias se juntam à Ambev, que também confirmou a compra de cem veículos. 

“Estamos otimistas em relação às vendas nos próximos anos. Enfrentamos momentos de crise em 2016 e, recentemente, com a pandemia, mas já observamos uma recuperação importante. No primeiro semestre deste ano, crescemos 55% em relação ao ano passado em vendas”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em entrevista à EXAME.

Novidade no mercado: governo reduz alíquota do ICMS para caminhões elétricos

O Governo do Estado de São Paulo implementou a diminuição da alíquota do ICMS para os caminhões elétricos. O valor caiu de 18% para 12% em 2022. 

O objetivo do Governo é diminuir o ICMS para expandir a indústria automobilística no estado, além de aumentar a venda e promover a renovação sustentável da frota em São Paulo. 

Para trabalhar com caminhão elétrico, é fundamental ter um controle de frota eficiente. Imagine iniciar uma entrega com os veículos descarregados? Um problema que pode gerar atrasos e insatisfações de clientes. Por isso, aprenda como fazer a manutenção de frota de forma eficiente e sem estresses. 

E não se esqueça: o Grupo Tracker é uma das principais empresas do Brasil quando o assunto é monitoramento e rastreamento de cargas. Conheça as soluções da companhia e surpreenda-se com todos os detalhes. 

Categoria: