icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
January 28, 2022

Pane elétrica no carro: tudo que você precisa saber

pane elétrica automotiva

Pane elétrica no carro: o que é, causas, prevenção e mais!



Pane elétrica no carro é uma falha que pode trazer graves problemas para os motoristas em uma determinada via. É bastante comum, por exemplo, a mídia noticiar acidentes que ocorreram em razão desse tipo de falha. 


O lado positivo é que existem diversas formas de prevenir esse problema, garantindo mais segurança para o motorista na pista e para outros veículos que transitam pelo local. 


A partir de agora, explicaremos o que é pane elétrica, como ela ocorre, o que fazer diante dessa situação e como evitar o problema. Acompanhe!

Afinal, o que é pane elétrica? 

Trata-se de uma falha que ocorre em todos os sistemas elétricos de um automóvel. De forma resumida, a pane elétrica automotiva faz o veículo parar imediatamente e todos os componentes, que dependem de energia elétrica, parem de operar. 


Nessa situação, o funcionamento do aparelho de som, luzes, vidros, entre outros elementos, são interrompidos. 


A pane elétrica no carro ocorre devido a falhas na alimentação do automóvel. Elas estão relacionadas com três possíveis causas. 


  • Vida útil;
  • Desgaste na bateria; 
  • O Alternador não funciona corretamente, pois ele que cuida da recarga. 


De forma geral, qualquer falha que influencia na performance do automóvel ou que bloqueia o funcionamento do sistema elétrico pode resultar em uma pane elétrica, seja em curto, médio ou longo prazo. 


É fundamental deixar claro que a pane elétrica no carro pode aparecer por diversos motivos. “O meu veículo já sofreu pane duas vezes: superaquecimento das bobinas e falha na injeção eletrônica. Realmente, é um problema que tira qualquer motorista do sério”, conta Matheus de Azevedo, jornalista, 32 anos. 


Além dos problemas mencionados acima, a pane elétrica no carro ocorre devido a baixa qualidade de combustível, curtos circuitos, entre outros problemas. 


Para descobrir a causa específica da falha e garantir a manutenção correta do automóvel, recomendamos fazer diversos testes. 


Você pode, por exemplo, testar a performance da bateria enquanto o automóvel está ligado e desligado. Já o alternador é testado somente com o carro desligado, em que a sua capacidade de recarga é analisada. 


Ao contrário do que muita gente imagina, restabelecer a carga da bateria não é o suficiente para resolver o problema. O mais indicado é fazer um estudo a fundo para identificar as principais causas. 


Dessa forma, será mais fácil solucionar as falhas e evitar que uma nova pane elétrica no carro prejudique a sua rotina. 


Veja abaixo um exemplo de pane elétrica no carro:



Leia mais em: 


O que fazer quando há pane elétrica no carro? 

Imagine que você está dirigindo um veículo e, de repente, sofre com uma pane elétrica no carro. Geralmente, a primeira reação é de desespero, não é mesmo? No entanto, esse tipo de atitude não é indicada. 


“Por mais estressante que seja a situação, procure manter a calma. Pare o veículo em um lugar seguro, que esteja visível para outros condutores e que não cause colisões. Se for difícil encontrar um local assim, empurre o carro até que seja seguro para todas as pessoas na pista”, explica o jornalista. 


Azevedo também orienta aos condutores para não tentar solucionar o problema sozinho. Na segunda vez que ele sofreu com a pane elétrica no carro, ele chamou a seguradora e o processo foi mais tranquilo. 

Loja Tracker


Veja abaixo outros procedimentos que devem ser aplicados. 

Ligue o pisca-alerta!

Outra dica interessante é ligar o pisca-alerta do automóvel. Essa é a melhor estratégia para comunicar aos outros condutores que o carro está com defeitos. Assim, eles podem reduzir a velocidade para impedir acidentes. 

Posicione o triângulo de segurança 

Depois que o automóvel estiver desligado, coloque o triângulo de segurança. O correto é deixá-lo a cerca de 30 metros de distância do local onde o veículo está posicionado. 


Além de mostrar para os outros condutores que o carro está com problema, o triângulo é uma ótima saída de sinalização, especialmente quando o pisca alerta para de funcionar em virtude da pane elétrica. 

Aguarde o serviço de socorro 

Precisamos ser sinceros, caro leitor. Mesmo com todas as medidas de segurança, não é possível garantir que o automóvel estacionado às margens da via não sofra um acidente, especialmente em pistas que têm tráfego intenso de veículos. 


Diante desse cenário, espere pelo serviço de socorro do lado de fora do automóvel, com uma distância segura do carro e da própria pista. 


O cuidado precisa ser redobrado, inclusive, em veículos maiores, como os caminhões. Afinal, acidentes podem ocorrer a qualquer momento, causando vários tipos de lesões. 

Evite agir por impulso 

Um dos erros mais comuns na hora de resolver uma pane elétrica no carro é fazer a recarga da bateria por meio da famosa “chupeta”. 


Inicialmente, você não conseguirá descobrir se a falha é da própria bateria ou dos seus componentes. Se esse for o motivo, é necessário substituí-la.   


Mesmo que seja possível utilizar a bateria, a transferência de carga de um automóvel para o outro pode prejudicar os sistemas elétricos do veículo. Então, a saída mais indicada é aguardar pelo serviço de socorro. 

O que fazer para evitar pane elétrica no carro? 

Um bom condutor é aquele que conhece não só o que fazer quando ocorre uma pane elétrica no carro, mas também como evitar que esse problema apareça no meio do caminho. 


O lado positivo é que algumas atitudes simples podem diminuir a probabilidade do veículo sofrer com problemas tão graves no seu sistema elétrico. Acompanhe!

Verifique as luzes do painel 

Prestar atenção no painel do veículo é fundamental para descobrir se a bateria está com defeitos. 


Você deve analisar os ícones que estão relacionados às falhas na própria bateria ou ao alternador. Quando eles forem sinalizados, lembre-se de buscar auxílio de um profissional para resolver o problema. Esse processo deve ser feito imediatamente. 

Faça manutenções preventivas 

A manutenção preventiva é recomendada não só para a pane elétrica, mas também para qualquer defeito que impeça o veículo de transitar sem problemas. 


Aqui, vale analisar quais são os períodos de manutenção preventiva recomendados pelo fabricante do automóvel. Lembre-se de investigar ainda os períodos de verificação indicados pelo fabricante da bateria. A partir daí, respeite todas as datas que foram estipuladas. 


Na manutenção preventiva, os itens dos automóveis são verificados de forma geral e, caso seja necessário, são feitas as correções. 

Observe os alertas mecânicos

Nunca é demais lembrar o quanto é importante ter atenção com os alertas mecânicos que indicam o momento exato de fazer uma manutenção no automóvel. 


Se o veículo não ligar imediatamente, quando a chave é acionada, isso pode ser um sinal que a vida útil da bateria está chegando próxima da sua data de validade. 


Então, se observar algo estranho na parte elétrica automotiva, lembre-se de estudar o problema com o apoio de um especialista. 


Pane elétrica no carro é uma falha grave, mas que pode ser evitada. Além das orientações que mencionamos acima, vale a pena recorrer ao serviço de assistência para automóveis, pick-ups e motos, que são ótimos recursos para situações de socorro. 


O cliente Tracker pode adquirir esse serviço com um pequeno acréscimo na mensalidade. É mais segurança e tranquilidade em casos de pane elétrica no carro. 




Categoria: