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O Caçador Tracker
February 15, 2021

Veículos a diesel: cuidados com manutenção e meio ambiente

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Veículos a diesel: escolha o combustível certo e cuide do seu caminhão

O Diesel é o combustível mais utilizado no Brasil, mesmo com a crescente frota de veículos flex, verdade é que além dos veículos a diesel, também temos diversos equipamentos e máquinas que usam esse combustível para funcionar movidos à etanol e gasolina, além dos novos carros híbridos, que entraram no mercado nacional.

Obtido a partir do refino do petróleo a temperaturas de 260 °C e 340° C, o diesel é conhecido pela sua eficiência de desempenho e por sua cor e cheiro característicos, proporcionados pela adição de enxofre à sua composição.

De modo geral, essa composição gera uma explosão forte no motor do veículo a diesel e, por esse motivo, é ideal para caminhões, ônibus e furgões utilizados no transporte rodoviário de cargas. Um aspecto interessante sobre o diesel é o fato da ignição ocorrer pela compressão, sem o uso de velas e fagulhas.

Também por conta dessas condições extremas de trabalho, a manutenção do motor a diesel requer cuidados especiais, sem falar na atenção ao tipo de diesel para abastecer.

Quer saber mais sobre o funcionamento de veículos a diesel, cuidados básicos com a manutenção e como escolher o tipo de diesel certo para seu caminhão? Continue lendo, vamos explicar essas e outras curiosidades!

Uso de veículos a diesel no Brasil e no mundo

Desde 1976, a legislação brasileira permite o uso de diesel apenas em veículos comerciais leves e pesados, partindo de SUVs e picapes até ônibus e caminhões. Além disso, nos últimos anos, tal como a gasolina tem uma porcentagem obrigatória de etanol, o diesel deve contar com uma porcentagem de biodiesel.

A ideia é diminuir o impacto do combustível no meio ambiente. Mesmo que veículos a diesel tenham um sistema de filtros e catalisadores necessários para diminuir a emissão de gases poluentes, gases como o enxofre, representam um risco considerável.

O enxofre é utilizado para manter a composição e diminuir a contaminação do diesel, protegendo o combustível no tanque e permitindo manter sua eficiência. No entanto, ele também provoca algumas ameaças, como poluição ambiental, danos à saúde e risco de corrosão nos componentes.

Por esses motivos, vemos iniciativas como a da União Europeia, que planeja acabar com os veículos a diesel, mesmo caminhões e ônibus. 

No Brasil, a busca é pela diminuição no teor de enxofre sem provocar a diminuição na qualidade do combustível. Para entender melhor esse desafio, precisamos conhecer os tipos de diesel disponíveis no mercado.

Tipos de diesel 

O mercado brasileiro fornece aos veículos a diesel algumas opções desse combustível. Assim como vemos na gasolina brasileira, temos as opções comuns e premium. Além dessa divisão, que ocorre pelo uso de aditivos para melhorar o desempenho do combustível, o diesel pode ser dividido de acordo com a taxa de enxofre.

A partir disso, temos os seguintes tipos de diesel para o uso rodoviário no Brasil:

Diesel comum ou S500

O diesel comum, também conhecido como diesel S500 tem como características principais a cor vermelha e o forte odor de enxofre, contando com um nível de 500 partículas por milhão desse componente.

Ele não deve ser utilizado em áreas urbanas, reservado para veículos a diesel com fabricação anterior a 2012, quando o Programa de Controle da Poluição de Ar por Veículos Automotores (Proconve) alterou as normas e obrigou que os motores produzidos a partir dali fossem preparados para menores índices de enxofre.

A vantagem desse combustível está no rendimento energético, que provoca maior autonomia e menor consumo. A emissão de CO2 desse combustível é menor que a da gasolina. Porém, a emissão de outros gases, como enxofre e óxido de nitrogênio é maior.

Diesel S10

O Diesel S10 é a versão ideal do combustível, com o máximo de 10 ppm de enxofre. É incolor ou amarelado, não conta com aditivos premium, mas passa por um refino diferenciado que amplia o indicador de cetano e garante a qualidade e eficiência da ignição.

Liberado para uso em qualquer veículo a diesel, seja nas rodovias ou áreas metropolitanas, é a versão disponível com menor nível de enxofre, portanto é menos poluente e prejudicial ao meio ambiente.

A eficiência energética do diesel S10 em veículos fabricados antes de 2012 é limitada, já que eles não foram preparados para trabalhar nesse tipo de condição. Por outro lado, veículos a diesel fabricados após essa data podem apresentar desgaste prematuro e falhas se abastecidos com o S500.

Existem outros tipos de diesel, como o diesel marítimo e o S1800, no entanto, eles não são liberados para uso em caminhões e ônibus.

Como funciona o motor a diesel

Como mencionamos no início, uma grande diferença no funcionamento do motor em veículos a diesel para os movidos a gasolina ou etanol é a forma como se inicia a combustão. Motores a gasolina, por exemplo, necessitam da faísca da vela para iniciar a queima.

Nos motores a diesel, a própria compressão dos gases é responsável pelo aumento na temperatura, que é o suficiente para iniciar a queima de combustível e impulsionar o veículo.

Outro fator interessante é a questão da vaporização, como o óleo diesel tem uma menor capacidade de se tornar vapor, sua entrada na câmara de combustão ocorre através de um injetor de alta pressão, o que também provoca o barulho elevado desses motores.

Em geral, o torque do veículo a diesel é maior que outros movidos a gasolina. Ele demora mais para ganhar velocidade, mas a força gerada é maior, o que é importante para o transporte de cargas pesadas.

Manutenção obrigatória 

Veículos a diesel precisam de cuidados básicos para evitar o desgaste e também a poluição ambiental. A manutenção de caminhões, ônibus e até mesmo picapes e SUVs deve garantir as condições ideais de funcionamento, para evitar a conhecida fumaça preta dos veículos a diesel, que, ao contrário do que muitos imaginam, está longe de ser algo normal.

Além desses cuidados, que envolvem o uso de pneus em boas condições, balanceamento em dia e outros fatores que buscam não forçar o motor e colocá-lo sempre nos parâmetros ideais de trabalho, também é recomendado o uso de catalisadores e filtros, que demandam atenção frequente com a limpeza.

Caso contrário, temos o aumento na emissão de poluentes no veículo, o que é uma infração grave, passível de multa e retenção do veículo. Além de indicar que o veículo a diesel não está em boas condições e precisa de manutenção, a fumaça preta também causa muitos danos à saúde e ao meio ambiente.

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