icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
May 19, 2023

Top 10 carros mais roubados no Brasil + 10 dicas de prevenção

carros mais roubados

Os roubos e furtos de veículos são uma preocupação dos proprietários de automóveis no Brasil, o que fica ainda mais evidente em grandes centros urbanos e estados com grandes frotas, como é o caso de São Paulo, onde os modelos mais vendidos nas concessionárias também figuram entre os carros mais roubados.

Modelos como o Onix e o HB20 estão entre os veículos de passeio mais visados no Estado de São Paulo, conforme aponta estudo realizado pela Fecap em parceria com o Grupo Tracker, entre janeiro de 2019 e março de 2021.

Mesmo que essas ocorrências tenham diminuído com a pandemia, elas ainda determinam a escolha do modelo na hora de comprar o carro, o valor do seguro veicular e o comportamento geral do motorista, que precisa tomar medidas adicionais de prevenção.

Confira nossa lista dos top 10 carros mais roubados no Brasil, veja se o seu veículo está nela e entenda porque eles são tão visados. 

Para ajudar na prevenção, incluímos ainda 10 dicas que vão desde a escolha da cor do seu carro novo até hábitos e acessórios que pode incorporar na sua rotina para proteger o automóvel. Continue lendo!

Ranking dos 10 carros mais roubados no Brasil

Todos os anos, a Susep, Superintendência de Seguros Privados faz um estudo para constatar quais são os carros mais roubados no Brasil. Para isso, ela calcula o índice de veículos roubados (IVR), que é a divisão de sinistros registrados pela quantidade de automóveis com seguro em determinada região.

Se tratando de um estudo nacional, a pesquisa em questão considera as apólices vigentes em todo o país.

Confira o ranking dos 10 carros mais roubados do Brasil em 2020, considerando apenas a categoria de passeio, onde temos a maior parte da frota e a quantidade de modelos novos:

  1. Hyundai HB20 - 2131 ocorrências;
  2. Chevrolet Onix - 1779 ocorrências;
  3. Volkswagen Gol - 1708 ocorrências;
  4. Fiat Palio - 1402 ocorrências;
  5. Renault Sandero - 1220 ocorrências;
  6. Toyota Corolla - 1011 ocorrências;
  7. Ford Ka - 1008 ocorrências;
  8. Chevrolet Prisma - 962 ocorrências;
  9. Ford Fiesta - 859 ocorrências;
  10. Honda Fit - 722 ocorrências.

Por que certos veículos são mais visados para roubo e furto?

Observando a lista dos carros mais roubados no Brasil, podemos perceber muitos veículos populares, de entrada, com motorização 1.0, que normalmente também estão no topo do ranking dos modelos mais vendidos pelas concessionárias.

De fato, há uma correlação entre esses indicadores. Com mais veículos vendidos de determinado modelo, a demanda por peças originais para reposição também aumenta, o que acaba por estimular o mercado clandestino, que oferece esses componentes abaixo do preço de tabela.

Assim, a principal aplicação desses veículos é para retirada de peças para revenda, feita nos desmanches. Além das peças originais, aparelhos de som automotivo e rodas estão entre os acessórios que mais despertam o interesse dos criminosos.

Um efeito incômodo que ocorre pelo risco elevado de roubo, além do sinistro em si, é o maior custo da apólice de seguro, considerando que a prestadora do serviço precisa se garantir em caso de prejuízo, que é maior entre os carros mais roubados.

Como prevenir que o carro seja roubado? 10 dicas importantes

Não vamos ficar só nas notícias ruins. Com o intuito de ajudá-lo a proteger o seu carro, reunimos 10 dicas e boas práticas para prevenção de roubo de automóveis, amplamente conhecidas no ramo de seguros e segurança pública. Confira:

1. Fatores que não atraem ladrões de carros

Temos uma série de fatores que podem fazer com que seu carro se torne menos atraente para bandidos. Veículos com cores chamativas tendem a ser evitados, já que sua localização em meio ao trânsito é facilitada.

Modelos que não estão no topo da lista dos carros mais vendidos também são boas opções nesse sentido, assim como:

  • veículos com insulfilm;
  • modelos com som de fábrica, especialmente centrais multimídia;
  • rodas básicas;
  • veículos sem muitos opcionais.

O som automotivo e as rodas são fáceis de repassar na maioria dos casos, mas isso não pode ser dito de aparelhos originais de fábrica e rodas básicas. Veículos sem muitos opcionais, especialmente entre os acessórios externos, também despertam menos interesse.

2. Atenção ao local de estacionamento

Em grandes centros, nem sempre é possível escolher o local para estacionar. Ainda assim, vale a recomendação. Sempre que tiver a possibilidade, dê preferência para ruas bem iluminadas, movimentadas, além de priorizar vagas próximas a sistemas de vigilância com câmeras.

3. Não deixe objetos visíveis no interior do carro

Objetos de valor no interior do carro podem aumentar o risco de tentativa de roubo ou furto. Por isso, se precisar deixar algo dentro do automóvel ao estacionar, tente colocá-lo em um local escondido, embaixo dos bancos dianteiros, por exemplo.

4. Mantenha os documentos do carro com você

Perder o veículo é ruim, perdê-lo junto dos documentos é pior ainda. Além de diminuir as chances de recuperação, isso também facilitaria o repasse do carro roubado.

5. Mostre que o carro possui dispositivos de segurança

Travas mecânicas aparentes e sistema de alarmes visíveis são formas de prevenir o carro de ser roubado, pois eles deixam claro que o ladrão terá dificuldades se tentar forçar a entrada naquele automóvel.

6. Mantenha o veículo bem cuidado

Outro fator que mexe com o psicológico dos criminosos é o cuidado com o carro. Veículos limpos e em bom estado de conservação demonstram zelo por parte do proprietário e podem indicar a existência de medidas preventivas, como alarmes e bloqueadores.

7. Não dê “sinais” aos criminosos

Informações pessoais também são armas nas mãos dos bandidos, que podem usar esses dados para desestabilizar a vítima durante o roubo. No caso dos veículos, adesivos que demonstram interesses pessoais, informações sobre sua família e similares devem ser evitados.

8. Cuidado ao entrar e sair da garagem

Junto de paradas em semáforos e estacionamento em vias públicas, a entrada e saída da garagem é um dos momentos de maior vulnerabilidade. Por isso, é altamente indicado escanear os arredores antes de abrir e fechar o portão da garagem, bem como ao entrar e sair do veículo.

9. Dirija com as portas trancadas

Carros modernos costumam apresentar sistemas de trava automática. Caso o seu não possua esse dispositivo ou apresente defeitos, considere retificar essa falha. Dirigir com as portas trancadas diminui as oportunidades que criminosos podem aproveitar no trânsito, elevando a sua segurança.

10. Invista em tecnologia de prevenção a roubos e furtos

Além dos dispositivos de segurança visíveis, a tecnologia também proporciona opções modernas e discretas, que podem surpreender os criminosos ou elevar a chance de recuperar um carro furtado ou roubado.

É o caso de bloqueadores de ignição, sistemas que cortam o combustível, e dos rastreadores veiculares, eficientes contra o roubo e furto de carros. Também é interessante citar que o uso desses dispositivos pode diminuir o custo do seguro de automóvel.

Qual a importância de usar rastreador veicular?

Dispositivos modernos que inibem a ação criminosa e diminuem sua efetividade são cada vez mais importantes. É o caso do rastreamento veicular, que se mantém discreto, evitando uma reação violenta por parte dos bandidos, ao mesmo tempo em que eleva a probabilidade de recuperar o carro roubado.

Como eles funcionam integrados a uma rede de dados, com alimentação de energia independente da bateria automotiva e com base em tecnologias de triangulação com ótima cobertura, eles contribuem para uma resposta rápida das autoridades, permitindo localizar e reaver o veículo o mais rápido possível.

O Grupo Tracker é especialista em serviços de rastreamento, buscando sempre a tecnologia mais avançada, acessível e eficiente para incluir nos seus pacotes. 

Esse propósito em oferecer soluções de verdade também se estende em nossas parcerias, como você pode conferir em nossos pacotes de rastreador com seguro, que combina a nossa tecnologia com diferentes opções de plano, oferecidos pela Liberty Seguros.

Conheça nossos planos de Rastreador + Seguro

Veja também todos os serviços do nosso catálogo, acesse e saiba mais: Solução Tracker


Categoria: