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O Caçador Tracker
June 21, 2021

Transporte de cana de açúcar: conheça todos os detalhes!

transporte de cana de açúcar

Transporte de cana de açúcar no Brasil: veja como funciona!

A agricultura e o transporte rodoviário atuam juntos como pontos de apoio consolidados na economia nacional. Um grande exemplo disso é observado facilmente no transporte de cana de açúcar, que garante lucratividade, aproveitamento e diversos benefícios para quem vence seus desafios.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona o segmento do transporte de cana de açúcar, como essa carga é transportada e processada, quais os caminhões utilizados no ramo e quais os principais obstáculos que devem ser superados para garantir a lucratividade. Boa leitura!

Brasil é o maior produtor de cana de açúcar no mundo

Um ponto muito importante a se tratar a respeito do transporte de cana de açúcar nas estradas brasileiras é a questão do país ser líder mundial nesse ramo, com a projeção de safra para o período 2021/2022 em torno de 628 milhões de toneladas.

De modo geral, o sucesso da produção nacional de cana-de-açúcar se apoia tanto nas usinas de açúcar quanto para a produção de álcool, motivada inclusive pela popularidade de veículos com motor flex e pela porcentagem de etanol presente na nova gasolina do Brasil.

Tipos de transporte de cana de açúcar

O desafio do transporte de cana de açúcar no país se deve principalmente ao tempo disponível entre a colheita e a utilização do produto nas usinas de açúcar e álcool. A fim de garantir o melhor aproveitamento possível, esse processo deve ser feito com máxima agilidade e cuidado.

Considerando que o transporte de cargas de cana-de-açúcar percorre distâncias na média de 25 km,  analisando o que ocorre na região Centro-Sul do país, a atividade ocorre nos seguintes termos:

  • Cana longa: o transporte de cana longa é aquele mais básico, no qual a planta é cortada na base, se retiram as folhas e a carga é levada até o destino;
  • Cana picada: também é possível que o transporte de cana seja feito com a carga picada, no qual cada unidade é dividida em pedaços menores para facilitar o processamento;
  • Bagaço de cana: por fim temos a etapa posterior ao processamento da cana-de-açúcar, no qual o bagaço de cana é levado para usinas de produção de eletricidade.

A utilização do bagaço de cana na geração de energia elétrica é importante para alimentar tanto a população quanto as próprias usinas de açúcar e álcool. Entenda:

Tipos de caminhão para o transporte da cana

No geral, o transporte de cana de açúcar nunca pára, considerando que é de extrema importância que esse processo continue alimentando as usinas e dando suporte às operações diversas, incluindo o corte, transbordo e transporte da carga.

Para atender essa demanda, são utilizados diferentes tipos de caminhão, sendo que os mais comuns são:

Caminhão simples

Primeiramente, temos o caminhão plataforma simples, que conta com apenas um reboque. A capacidade total de carga desse modelo costuma ser de até 15 toneladas. É utilizado para produções menores e atividades complementares, principalmente no transbordo e para percorrer distâncias curtas.

Biminhão ou Romeu e Julieta

A demanda varia bastante, por isso, em alguns casos é necessário a utilização de mais de um reboque. Aqui temos o uso do biminhão, popularmente conhecido como Romeu e Julieta. É um caminhão com duas plataformas acopladas e capacidade elevada, em torno de 28 toneladas.

Treminhão

Na sequência, temos os conhecidos treminhões, que além da plataforma acoplada ao caminhão ainda contam com mais dois reboques. A capacidade de carga nos treminhões no transporte da cana de açúcar chega a 63 toneladas.

Rodotrem

O modelo mais extenso utilizado no transporte de cargas pesadas, que atende também o setor de cana-de-açúcar, é o Rodotrem. Essa composição de cavalo mecânico e dois semirreboques possui uma capacidade de 74 toneladas e trata-se de um veículo muito longo.

Além da configuração do caminhão, também é importante dar a devida atenção à carroceria. É comum vermos exemplos de carroceria aberta, com hastes verticais ou telas. É recomendado ainda que se cubra a carga com lona apropriada, para evitar perdas no trajeto.

O importante é certificar que não há partes da carga com as pontas para fora da carroceria, o que é um grande risco para outros motoristas e também pode resultar em multa de trânsito.

Desafios no transporte de cana de açúcar

A rentabilidade do transporte de cana-de-açúcar é grande, mesmo assim, o setor enfrenta uma série de desafios, que precisam ser encarados para garantir o lucro de quem faz parte dessa atividade.

Confira alguns exemplos!

Custo da operação

Se considerarmos apenas o preço médio dos caminhões utilizados no transporte de cana-de-açúcar, temos valores na casa dos R$350 mil. Em geral, tanto as máquinas pesadas quanto os caminhões utilizados no setor elevam o custo da operação.

Isso ocorre pelo custo de aquisição do equipamento, pelas condições extremas de uso e pela necessidade constante de manutenção, sem mencionar o investimento em certificações e licenças obrigatórias.

Segurança no trânsito

Medidas de segurança são muito importantes no transporte de cana-de-açúcar, tanto por parte dos caminhoneiros quanto dos demais motoristas. 

Assim que o veículo é carregado, o motorista deve checar a carga para garantir que não há pontas soltas, que possam cair durante o transporte ou atingir outros carros transitando pela rodovia.

Em trechos onde é comum o transporte de cana-de-açúcar, é importante manter uma velocidade reduzida e tomar bastante cuidado em qualquer manobra de ultrapassagem, entrada ou saída em acessos.

Outro fator importante é o peso por eixo, que deve ser respeitado para evitar acidentes, multas e danos ao pavimento.

Você pode entender um pouco mais sobre os cuidados especiais de segurança no transporte de cana de açúcar no vídeo a seguir:

Proteção da carga

Como falamos anteriormente, a carga precisa ser bem condicionada para evitar perdas e o lançamento de dejetos nas rodovias. O uso de lonas e a manutenção no assoalho do caminhão são muito relevantes para essa atividade.

Além disso, há a necessidade de proteger a carga de roubos e furtos, mesmo percorrendo trechos relativamente curtos. Para certificar a prevenção eficiente mesmo em trechos rurais e locais ermos, um bom sistema de rastreamento para caminhões é altamente recomendado.

Continuidade de abastecimento de usinas

A operação contínua das usinas de processamento de cana de açúcar obriga a colheita e o transporte a serem igualmente ativos e eficientes. Nesse ponto, o monitoramento de carga e as tecnologias de rastreamento também contribuem para a gestão da área.

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