icone  esqueço

Fique por dentro de tudo que acontece no Universo Tracker - notícias, estudos, ocorrências de roubo ou furto, novidades, lançamentos de produtos e muito mais! Chegou o Blog da Tracker!

Novidade é aqui mesmo!

Blog da Tracker

ilustração caçador tracker
O Caçador Tracker
April 26, 2022

Transporte intermodal ou multimodal: entenda as diferenças

transporte intermodal ou multimodal

Transporte intermodal ou multimodal: diferenças, benefícios ou mais!

Definir qual é o tipo de modal mais adequado a ser utilizado para o transporte de carga pode otimizar a sua margem de lucro, reduzindo os custos de distribuição com produtos danificados e logística reversa. Neste contexto, a sua empresa pode escolher entre intermodal ou multimodal por duas modalidades que oferecem mais praticidade e economia.

No entanto, é possível que existam alguns tipos de dúvidas entre os sistemas intermodal e multimodal, especialmente quando o assunto é contrato, documentação e divisão de responsabilidades. 

Neste artigo, você descobrirá o que difere a multimodalidade da intermodalidade, quais são as principais características das duas versões, como elas funcionam, pontos positivos, entre outras questões. Acompanhe! 

Leia mais em: o que é transporte vertical? Como funciona? [Guia prático]

O que é transporte multimodal?

Trata-se de uma operação que utiliza dois ou mais tipos de modais de transporte em apenas um contrato. O principal objetivo do multimodal é garantir agilidade e eficiência no processo. 

Funciona assim: até chegar ao destino final, a mercadoria transportada pode passar por vários tipos de condução, como: trens, caminhões, navios e aviões. No Brasil, o transporte multimodal é utilizado com mais frequência no transporte de alimentos, como: café, arroz e soja.

Para que essa dinâmica seja concluída sem problemas, é fundamental contar com o auxílio de um Operador de Transporte Multimodal (OTM), que é uma empresa de logística que será responsável pelo envio da carga, mesmo que ela não execute nenhuma das fases do serviço logístico. 

O OTM é autorizado a operar depois de adquirir o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O processo também necessita da emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC), que funciona como um documento fiscal do transporte e contrato de prestação de serviços. 

A Lei 9.611/98, de 19 de Fevereiro de 1998, explica como deve ser o Transporte Multimodal de Cargas, quem são os responsáveis por cada etapa e quais são as atividades que todos os envolvidos no processo precisam cumprir com qualidade. 

Benefícios do Transporte multimodal

  • Menos burocracia: o transporte é conduzido por somente uma empresa;
  • Fretes mais baratos: benefício concedido em virtude da recorrência de contratações;
  • Segurança e tranquilidade: o operador é obrigado a ressarcir uma empresa quando ocorrer danos ou prejuízos em relação aos bens; 
  • Praticidade: somente um conhecimento de transporte é emitido para um percurso inteiro; 
  • Expansão de mercado: quando a sua empresa utiliza vários modais, ela pode atender diversas regiões com necessidades particulares de transporte; 
  • Tranquilidade: o gestor de frota não precisa ficar preocupado com os processos da logística, uma vez que a responsabilidade é do operador.  

Leia mais em: transporte de mercadorias: como funciona uma transportadora?

O que é transporte intermodal?

A dinâmica do intermodal é semelhante ao multimodal, uma vez que ele também utiliza dois ou mais tipos de condições para enviar os produtos para um determinado destino. A principal diferença é que na primeira alternativa ocorre a participação de mais de uma modalidade de transporte. 

Na prática, o intermodal emite documentos de transporte diferentes para cada operação. A responsabilidade também é distribuída entre os transportadores participantes do processo. 

Funciona assim: quando houver uma alteração de modal, por exemplo, a carga é transferida de um caminhão para um trem, é confeccionado um novo contrato. 

As alterações são apenas uma forma de trazer mais formalidade para o processo, uma vez que o modo de tração e o manejo de mercadorias não sofrem com mudanças. 

Quando utilizada com eficiência, a intermodalidade de transporte pode reduzir os gastos de cada operação, garantindo mais economia para a empresa em relação ao transporte. 

Leia mais em:

O que difere a multimodalidade da intermodalidade?

A documentação, contrato e divisão de responsabilidades são as principais diferenças que ajudam uma empresa a definir se o mais indicado é trabalhar com  intermodal ou multimodal. Veja abaixo as principais diferenças de cada uma. 

Documentação 

A operação no transporte multimodal necessita de apenas um único documento. A emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC) é feita pelo Operador de Transporte Multimodal (OTM). 

Por exemplo: imagine que uma carga iniciou o trajeto com o transporte de trem. Em seguida, ela foi transferida para um caminhão. Independentemente da condição que a sua empresa está utilizando, toda movimentação é conduzida por meio de um único documento. 

É fundamental deixar claro ainda que o CTMC pode ser utilizado não só como documento fiscal do transporte, mas também como contrato de prestação de serviços. 

Já no transporte intermodal, é necessário expedir um novo Conhecimento de Transporte sempre que houver a migração da mercadoria, seja de um trem para caminho, avião ou qualquer outra possibilidade. 

Contrato 

A burocracia é a principal diferença quando o assunto é o contrato da multimodalidade e intermodalidade. 

  • Multimodalidade: apenas um único contrato entre OTM e o cliente. Todos os processos relacionados à responsabilidade civil, contratação de seguros obrigatórios, registro e outras questões são resolvidos entre ambos;
  • Intermodalidade: vários contratos, uma vez que a cada rota o cliente deve emitir um novo contrato com os transportadores de forma individual. As cláusulas, prazos, preços e outros pontos contém algumas particularidades, de acordo com cada documento.  

Divisão de responsabilidade

Outra diferença bastante comum entre a multimodalidade e a intermodalidade é em relação a divisão de responsabilidades. 

  • Multimodalidade: é o único responsável pelo desenvolvimento de todas as etapas do transporte; 
  • Intermodalidade: responsabilidade é distribuída entre os transportadores de cada cada modal e percurso realizado. Assim, eles atendem apenas pelo transporte que estão conduzindo. 

Após conhecer as principais diferenças entre transporte intermodal ou multimodal, é comum ter dúvidas sobre qual é a melhor alternativa para o seu negócio. 

Os dois sistemas são bastante semelhantes. No entanto, a maior dificuldade não é definir entre a melhor opção, mas sim quais são os modais que devem ser utilizados, conforme a carga e o tipo de operação que será conduzida - cenário que envolve, especialmente, uma análise completa dos custos. 

Então, para escolher quais são os benefícios e os pontos negativos de cada modal e definir a melhor proposta para o seu modelo de negócio, é fundamental registrar todas as características e escolher a opção que trará melhor custo-benefício.

Transporte intermodal ou multimodal: dica bônus 

Independentemente do tipo de transporte que a sua empresa utiliza é vital contar com o auxílio de uma tecnologia contra roubo e furto, garantindo mais segurança e tranquilidade para a sua empresa.

O Tracker LBS é uma solução diferenciada no mercado que contém diversos benefícios para o seu negócio.

  • Acompanhamento do patrimônio;
  • Posicionamento no mapa;
  • Controle logístico;
  • Alertas antijammer;
  • Um hardware, duas tecnologias.

Com essa tecnologia é mais fácil conduzir um transporte intermodal ou multimodal com mais segurança e eficiência. Conheça o Tracker LBS e surpreenda-se com todos os recursos que ele pode oferecer para a sua empresa. 

Categoria: